G. Processamento por Refrigeração Meesi

G. Processamento por Refrigeração

Descrição
  • G1. Arrefecimento, refrigeração e estabilização a frio: o arrefecimento é utilizado para reduzir a temperatura dos alimentos de uma temperatura de processamento para outra ou para a temperatura de armazenamento necessária. A refrigeração é uma técnica de processamento na qual a temperatura de um alimento é reduzida e mantida entre -1 e 8 °C. O objetivo de refrigeração e arrefecimento é reduzir a taxa de alterações bioquímicas e microbiológicas nos alimentos, para prolongar o prazo de validade dos alimentos frescos ou transformados, ou para manter uma certa temperatura num processo alimentar (por exemplo, na fermentação e tratamento de a cerveja). O arrefecimento é também utilizado para promover uma mudança do estado de agregação, como por exemplo, a cristalização. O objetivo da estabilização a frio é precipitar os tartaratos nos vinhos, ou os ácidos gordos nas bebidas espirituosas antes do engarrafamento. O arrefecimento, a refrigeração e a estabilização a frio são amplamente utilizados em todo o setor. No setor do vinho, o arrefecimento e a refrigeração são aplicados para clarificar o mosto antes da fermentação. A estabilização a frio é utilizada nos setores da cerveja, vinho e bebidas espirituosas. A cerveja é estabilizada a frio para precipitar o aduto proteína-polifenol. A cerveja é mantida entre -2 e -3 °C durante pelo menos 12 horas.
  • G2. Congelamento: consiste num método de preservação. A norma do setor para congelar alimentos é reduzir a temperatura para cerca de -18 °C. Vários tipos de alimentos podem ser congelados, por exemplo, frutas, vegetais, peixe, carne, produtos cozinhados e alimentos preparados, tais como gelados e pizzas.
  • G3. Liofilização: consiste no processo de remoção de água de um produto por sublimação e dessorção. O objetivo do processo é preservação de produtos sensíveis que não podem ser secos por evaporação. É necessário cuidado com o risco de degradação de componentes específicos a altas temperaturas, podendo resultar numa perda de sabor ou de outra qualidade. A técnica é utilizada, por exemplo, para secar extratos de café, especiarias, sopa de legumes, refeições instantâneas, peixe e carne.

Medidas e Tecnologias para os Processos de Processamento por Refrigeração

Tecnologia ou Medida

Impacto na Eficiência Energética

Estado de Desenvolvimento

Recuperação de calor adicional do arrefecimento do mosto

Redução do consumo de fuelóleo em 18 kJ/barril

Comercial

Arrefecimento dos frutos e hortícolas antes da congelação

Redução da carga elétrica em 30 - 55 kW

Comercial