Cimento e Cal
Cimento e Cal
- Cimento
 - Consumo de Energia
 - Medidas para a Eficiência Energética
 - Preparação da Matéria-Prima
 - Preparação do Combustível
 - Produção e Arrefecimento do Clínquer
 - Moagem, Embalagem e Expedição do Cimento
 - Medidas Transversais
 - Roteiro para a Neutralidade Carbónica
 - Cal
 - Consumo de Energia
 - Medidas para a Eficiência Energética
 
            Consumo de Energia
      
  
  O consumo específico de energia durante a produção de cal depende não só do tipo de equipamentos instalados, mas também da qualidade da pedra usada, do grau de conversão do carbonato de cálcio para óxido de cálcio, o tamanho das pedras, o grau de humidade e o tipo de combustível, entre outros.
Calcinação da Pedra de Calcário
No processo de produção de cal, o consumo de calor representa cerca de 95 % do consumo total de energia. A tabela seguinte apresenta os consumos típicos dos fornos usados na calcinação da pedra de calcário.
Consumos de energia térmica e elétrica por tipo de forno instalado na União Europeia para a produção de cal ou dolomita. 1
Hidratação da Cal
Durante o processo de hidratação da cal, a cal viva passa por processos de moagem, classificação, transporte e hidratação, totalizando um consumo de energia elétrica de cerca de 5 a 30 kWh/t-cal viva.
Moagem da Cal
O consumo de energia elétrica durante a moagem da cal viva varia consoante a granulometria do produto final desejada. Para qualidades mais grosseiras, estima-se que a energia utilizada varia entre 4 a 10 kWh/t-cal viva e para qualidades mais finas este valor sobe para 10 a 40 kWh/t-cal viva.